O blog do Instituto Tomie Ohtake compartilhou entre os anos de 2015 e 2018 as experiências e pesquisas do Núcleo de Pesquisa e Curadoria e do Núcleo de Cultura e Participação. Entrevistas, referências bibliográficas, publicações, textos escritos por artistas, críticos, curadores e pesquisadores das mais diversas áreas, relatos críticos sobre exposições, seminários, ações culturais e processos de mediações estão à sua disposição para consulta. Esperamos que estes conteúdos contribuam e adensem a multiplicidade de perspectivas que atravessam a pesquisa e a prática no amplo campo das artes e da cultura.
Conversa com Gabriel Botta
Publicado em: 22/11/2016
O Núcleo de Pesquisa e Curadoria conversou com todos os artistas finalistas do Prêmio Energias na Arte para saber mais sobre a sua produção, como ela começou e como ela é hoje. Os artistas compartilharam suas inspirações, motivações e curiosidades sobre os trabalhos presente na mostra em cartaz no Instituto.
Exposição da 5a edição do Prêmio Energias na Arte Até 4 de dezembro
O Núcleo de Pesquisa e Curadoria conversou com todos os artistas finalistas do Prêmio Energias na Arte para saber mais sobre a sua produção, como ela começou e como ela é hoje. Os artistas compartilharam suas inspirações, motivações e curiosidades sobre os trabalhos presente na mostra em cartaz no Instituto.
Exposição da 5a edição do Prêmio Energias na Arte Até 4 de dezembro
O Núcleo de Pesquisa e Curadoria conversou com todos os artistas finalistas do Prêmio Energias na Arte para saber mais sobre a sua produção, como ela começou e como ela é hoje. Os artistas compartilharam suas inspirações, motivações e curiosidades sobre os trabalhos presente na mostra em cartaz no Instituto.
Exposição da 5a edição do Prêmio Energias na Arte Até 4 de dezembro
Os educadores do Núcleo de Cultura e Participação fazem um trabalho de pesquisa e busca de referências antes de cada exposição. O trabalho preparatório para a mostra Os muitos e o um: arte contemporânea brasileira envolveu estudos acerca da produção artística e do contexto político, social e econômico brasileiro do início do século XX até os dias atuais, bem como os diálogos internacionais e as influências vindas de outros países. Com o intuito de dividir as referências encontradas e a pesquisa construída, os educadores realizaram um curso de arte brasileira para professores, com participação gratuita, nos dias 16, 23 e 30 de setembro.
No Colo: encontros, descobertas e compartilhamentos.
Publicado em: 15/09/2016
Diana Tubenchlak, consultora em arte educação e idealizadora do No Colo, escreve sobre as experiências com crianças de até 18 meses nas exposições do Instituto Tomie Ohtake, os pressupostos levados em consideração no planejamento das atividades, como a multissensorialidade e a criação de espaços e materiais que convidem à experiência, e o envolvimento de professores e familiares na inclusão de diferentes públicos.
PROGRAMA DE ATIVIDADES Os muitos e o um: arte contemporânea brasileira
Publicado em: 01/09/2016
A exposição Os muitos e o um: arte contemporânea brasileira contempla um amplo recorte da produção contemporânea brasileira, com trabalhos produzidos desde a década de 1950 até os últimos anos. Com curadoria de Robert Storr e colaboração do curador do Instituto Tomie Ohtake Paulo Miyada, a mostra reúne cerca de 300 obras de mais de cem artistas brasileiros e ocupa grande parte dos espaços do Instituto.
Buscando explorar as possibilidades de leitura, interpretação e fruição da mostra e da produção contemporânea brasileira, o Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake desenvolveu uma série de atividades e experiências ligadas ao universo da exposição, voltadas para diferentes públicos.
Fizemos três perguntas a Beatriz Goulart sobre os desafios atuais da educação integrada a comunidades e territórios. As perguntas abordaram questões relativas ao diálogo entre a escola e a comunidade, à formação dos professores, à gestão democrática da educação e às recentes manifestações dos secundaristas
Beatriz Goulart é arquiteta e urbanista formada pela FAU-USP, pesquisadora do Grupo Ambiente-Educação da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, fundadora e pesquisadora do Centro de Referências em Educação Integral, diretora do projeto Âncora, consultora do Ministério de Educação no Programa Mais Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para os projetos de arquitetura de escolas de Educação Integral, consultora do SECADI do Ministério de Educação para o Programa Escolas Sustentáveis e desenvolve projetos participativos junto aos conselhos escolares de escolas públicas.
A atriz Carolina Bianchi, artista que participou da exposição Arte Atual Festival: Quadro, requadro, desquadro para fazer uma leitura dramática do texto, 'Cidade do Homen Nu' de Flávio de Carvalho, que ainda hoje traz com si uma grande relevância e provocação para os atuais parâmetros de sociedade.
O audioguia da exposição *Picasso: mão erudita, olho selvagem*, desenvolvido pelo Núcleo de Cultura e Participação e pelo Núcleo de Pesquisa e Curadoria, foi pensado como um novo percurso pela mostra, além daquele proposto pela curadora do Musée Picasso-Paris, Emilia Philippot.
A segunda edição do 'Arte atual festival - Quadro, requadro, desquadro’ partiu de uma reflexão sobre os limites da imagem e a construção do espaço da representação. Os trabalhos apresentados, de uma forma ou outra, procuravam tornar mais palpável as estruturas e dispositivos que constroem personagens, ambientes, composições ou imagens. Olivia Ardui, membro do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake e uma das curadoras da exposição, compartilha as suas reflexões sobre o tema abordado, a partir de uma seleção de obras das artistas Claudia Briza, Márcia Beatriz Granero, Ana Mazzei e Renata De Bonis, além de evidenciar questões importantes em relação à recepção da exposição.